‘Hyper Touch Guitar’: seria a guitarra do futuro?

/, instrumentos, Inusitados, tendências/‘Hyper Touch Guitar’: seria a guitarra do futuro?

‘Hyper Touch Guitar’: seria a guitarra do futuro?

Hyoer Touch Guitar, guitarra touchscreen

Desde o lançamento dos primeiros iPhones, o mercado parece que se encantou de vez pelo mundo ‘touch’. Tudo é touch, dos terminais dos caixas eletrônicos de banco às interfaces para micro-ondas, passando por guitarras….. guitarras?!? Pois bem, eis que surge o conceito do que seria o primeiro instrumento considerado realmente ‘touch’. Na realidade, sou contra os que dizem que os iPhones e iPads da vida se transformam em instrumento simplesmente porque têm aplicativos musicais instalados neles, apesar de muitos serem até úteis, mas longe de ser algo musical (salvo aqui os aplicativos de efeito de guitarra, para DJs, entre outros, que são bem bacanas).

Criada pelo designer Massimo Battaglia há mais de um ano, a guitarra touch, ou melhor, a Hyper Touch Guitar, apresenta um touchscreen capacitivo com 24 trastes e tecnologia bluetooth para se comunicar com equipamentos incluindo amplificadores, sistemas de computador, entre outros. Embora esse talvez seja o caminho para uma guitarra da era digital, Battaglia disse em entrevista ao site Gizmag que não criou a Hyper Touch Guitar para substituir a tradicional, com cordas. “Primeiro veio o lápis, em seguida a máquina de escrever e, logo após, o computador … mas o lápis ainda está lá”, comparou o designer. “Esse instrumento é completamente novo, com novas possibilidades expressivas”, finaliza Battaglia.

Hyper Touch Guitar, guitarra touchscreen

Agora no mundo real, duas empresas que investem em tecnologia no universo das sete cordas são a Line6, com a sua linha de guitarras Variax, que trabalha com modelagem digital, e a Gibson, com o conceito de Robot Guitar. Durante e Musikmesse 2010, o Overdubbing teve a chance de experimentar como funciona o modelo Dusk Tyger robot guitar, que afina sozinha através de seis tarrachas motorizadas, comandadas por um sistema computacional. Vale a conferida no vídeo abaixo.


Robot Guitar: tendência futuristas nos dias de hoje

*Overdubbing no Twitter*   I   * Overdubbing no Facebook *

Colunas no Overdubbing
Caminhos da composição
Mídias musicais
Produçao musical
Sonhos de um produtor
Pro Tools

2011-04-13T22:33:25+00:00 abril 13th, 2011|Categories: Guitarra, instrumentos, Inusitados, tendências|Tags: , , |

About the Author:

Leave A Comment