AES 2010: o áudio está em todo lugar?

///AES 2010: o áudio está em todo lugar?

AES 2010: o áudio está em todo lugar?

AES 2010 - Palestra de Renato Cipriano / Foto: André Iunes Pinto

Sim, está! Esse foi o tema principal da 14ª Convenção da AES Brasil (encontro anual de engenheiros de áudio – veja como foi a cobertura em 2009), realizada em São Paulo entre os dias 04 e 06 de maior, no Palácio das Convenções Anhembi. Assim como no ano passado, o evento reuniu, paralelamente às diversas palestras sobre temas relacionados ao áudio e afins, atraindo jovens e adultos, uma feira de tecnologia com grandes marcas do setor. Estiveram presentes na ocasião empresas como Roland, Yamaha, Santo Angelo, Meteoro Amplificadores, Staner, Sennheiser, entre muitas outras. 

AES 2010 - Pedro Camargo Mariano visita o estande da Sennheiser / Foto: André Iunes Pinto

Para os que nunca participaram de uma convenção da AES, vale aqui a dica para visitar no próximo ano. É um evento muito interessante do ponto de vista acadêmico, já que a maioria das sessões é voltada para temas de aplicabilidade direta no universo do áudio. Dentre as apresentações, destaque para a palestra de Renato Cipriano (foto acima), que demonstrou exemplos reais de como deve ser feito o alinhamento acústico de um estúdio. O especialista apresentou, ainda, dicas importantes de posicionamento das caixas acústicas no ambiente de mixagem. Além disso, a presença de artistas agitou alguns estandes, como o da Sennheiser com a visita do cantor Pedro Camargo Mariano (à direita – em breve com entrevista aqui no blog). que falou sobre os equipamentos que utiliza nos palcos e no estúdio.

 

TENDÊNCIA: "DESMIXAGEM" EM PAUTA

AES 2010 - Allan Tygel explica sobre o Melodyne / Foto: André Iunes Pinto

Outra palestra de grande interesse foi ministrada pelos pesquisadores do Laboratório de Processamento de Áudio (GPA) da UFRJ. O engenheiro Allan Tygel demonstrou todas as possibilidades disponíveis hoje em dia para a separação de sinais. Ou seja, o que há de mais moderno em termos de “desmixagem”. Sim, já é possível “desmixar” uma música (leia a matéria sobre o Unmixing Station), e muitas empresas já estão lucrando com a técnica, que, pelo visto, ainda está longe de povoar os computadores domésticos de forma eficiente. Prova disso foi a análise do Melodyne (leia aqui matéria sobre o software), feita por Tygel. Ao que parece, o programa, que teve o seu lançamento bem aguardado pelo mercado, ainda não consegue a proeza de “desmixar” como esperado um áudio já gravado.

 

PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA COMPETIÇAO ESTUDANTIL DE GRAVAÇÃO

AES 2010 - Cerimônia de premiação da Competição Estudantil de Gravação / Foto: André Iunes Pinto

Outra atração da convenção, e que chamou bastante a atenção do público presente, foi a Competição Estudantil de Gravação, concurso que elegeu a melhor gravação feita por alunos de instituições de áudio espalhadas pelo Brasil (à direita, a cerimônia de premiação com a presença do presidente da AES Joel Brito – o segundo da direita para a esquerda). As músicas são submetidas a um júri especializado, que julga as obras sob diversos quesitos técnicos. Como sempre, um ótimo estímulo aos jovens que estão ingressando na carreira de produção musical, seja como engenheiro, técnico, ou, simplesmente, músico.

Já com relação às atrações internacionais, destaque para a palestra do norte-americano Rich Zwiebel, presidente da K2, e criador do famoso protocolo CobraNet, que falou sobre áudio em rede, um assunto tão interessante quanto desconhecido aqui no Brasil. Enquanto escrevia este post (geralmente de madrugada), ouvia o leve som solitário do motor da minha geladeira (acho que em Si bemol, se eu não me engano). Sim, o áudio está em todo lugar!

*Overdubbing no Twitter*   I   *Overdubbing no Youtube*

Participe da seção "Meu homestudio" do Overdubbing 

Links relacionados
– 
Um tour pela fábrica da Santo Angelo
– Yamaha cria ‘música visual’ com instrumento exótico
– Roland esbanja soluções tecnológicas para sua banda
 Prolight+Sound: um show de luzes e pirotecnia digital
– De Frankfurt, boas lembranças na bagagem

2010-05-10T15:49:50+00:00 maio 10th, 2010|Categories: AES Brasil / EUA, feiras|

About the Author:

Leave A Comment