É quase um desafio. Com o advento da tecnologia, crescimento da globalização e toda essa história que você já conhece das aulas de história moderna, tal fato tornou-se muito comum na comunidade musical. Quem nunca comprou um pedal pela internet, ou não conhece alguém que já fez isso?
O motivo é muito claro: preço! A internet (leia-se lojas virtuais) hoje é capaz de oferecer preços extremamente competitivos, algo que as lojas físicas e tradicionais não conseguem acompanhar (até por conta do alto custo de manutenção da loja), causando um abismo de preços entre um e outro. Isso sem falar nas importações. Qualquer um pode fazer comprar diretamente dos Estados Unidos, onde há muitos fabricantes de pedais e acessórios para guitarra e os preços praticados saem muito mais em conta do que comprando no Brasil. Soma-se a isso a explosão do mercado de usados, que se aproveitou da segurança da internet para crescer e oferecer preços excelentes e produtos bem conservados em comparação aos equipamentos novos.
Mas, será que é fácil montar um set de pedais analógicos sem saber qual o timbre do pedal? O que fazer para comprar mais barato e não escolher o pedal errado, que não se encaixa no seu som?
Cada um tem sua metodologia e, portanto, não há um consenso de como “dar o tiro certo”. Mas algumas ferramentas, sem dúvida, auxiliam e muito a escolha. Vamos a algumas delas:
– Guitar Geek (www.guitargeek.com): Site americano que apresenta os sets de muitos guitarristas conhecidos no mundo da música. Então, para quem tá começando, ou tem pouco conhecimento sobre timbres, marcas e “conjunto” de efeitos que precisa para tirar seu som, é uma boa saber quais são os pedais utilizados pelo seu ídolo, ou guitarrista(s), como referência para você. Além disso, você pode também ver uma lista de guitarristas que usam um determinado pedal. Ex: digite Boss DS-1 que vai aparecer uma lista com Steve Vai, Andy Bell , Kurt Cobain, dentre outros.
– Fóruns: Existem dois excelentes fóruns de discussões de guitarristas que tratam a questão de pedais, quais escolher, preços, comparações, etc. O fórum Pedais & Pedaleiras do CifraClub e a comunidade de Efeitos de Guitarra no Orkut. Na comunidade, ainda há disponível um tópico mensal de compra e venda de equipamentos dos membros.
– Youtube (www.youtube.com): Muitos e muitos vídeos são postados por guitarristas profissionais e amadores. Excelente e indispensável fonte de informações para quem vai comprar pela internet, pois apresenta o principal recurso de um pedal: o som! Ainda há a opção de vídeos que fazem comparações entre um pedal e outro, ou, se você não conhece muito bem algum efeito, também há vídeos que explicam também o seu uso.
Sites dos fabricantes: É mais uma opção de busca, principalmente se o pedal não for muito conhecido, ou se tratar de um handmade. Em 99% dos casos, o site da empresa apresenta vídeos, ou samples em .mp3 do pedal em questão. Mas é preciso cuidado em relação a esse tipo de busca: os sites em geral dão uma bela maquiada no som e pode haver diferenças em relação ao som do pedal na hora que o mesmo for plugado na sua guitarra em casa.
Blogs: Muitos existem com a finalidade de resumir todas as informações encontradas nas ferramentas anteriores em uma única página. Ou seja, não quer perder tempo? Procure um blog.
Nota: Sabe-se que o blog é uma página que pode traduzir uma opinião pessoal (afinal, esse é o propósito dos blogs). Então, não deixe de verificar tudo o que for possível também nas outras ferramentas. Quanto mais informação você descobrir, maior é a sua chance de acertar a compra do pedal!
Paulo H. Freire é músico amador e criador do blog Últimas do Pedalboard , voltado para a busca de informações sobre efeitos e pedais de grandes guitarristas.
*Overdubbing no Twitter* I * Overdubbing no Facebook *
Com a internet hoje é quase impossível ‘dar tiro no escuro’, mas pode rolar do lado de lá te sacanear né …
Fui nesse guitargeek pra achar o set do John Mayer, nem tem.
É um guitarra que admiro, mais até pelo violão tocado, rs