Overdubbing completa um ano de muita tecnologia e música

///Overdubbing completa um ano de muita tecnologia e música

Overdubbing completa um ano de muita tecnologia e música

Parece que foi ontem quando escrevi o post inaugural do Overdubbing. Era dia 24 de outubro de 2008, e nele me apresentei, relatando um pouco das minhas predileções tecnológicas do mundo da música. Pois bem, eis que no último sábado, o blog completou um ano de vida, muito bem vivido, diga-se de passagem. Da cobertura completa da maior feira de música do mundo, a Musikmesse, realizada em Frankfurt (capa da revista Digital do Globo de abril), a eventos como o Encontro da AES 2009; a feira da Música & Mercado do Rio de Janeiro; a Expomusic, bem como uma visita a Valência, na Espanha, mostrando as tendências das lojas de música europeias, foram literalmente centenas de matérias publicadas. 

Além disso, no canal do YouTube, 25 vídeos contam um pouco desta curta, mas intensa trajetória do Overdubbing, com relatos de viagens, entrevistas, visitas a fábricas importantes, demonstrações de equipamentos, entre outros assuntos ligados exclusivamente ao universo do áudio, da música e dos equipamentos e instrumentos musicais. Mas o blog não caminhou sozinho. Foram muitos os leitores que ajudaram a construí-lo. Interagiram nos comentários, deram dicas, participaram, mesmo que anonimamente, tornando o Overdubbing um espaço importante não só para quem é apaixonado pelo universo dos homestudios, mas também para os que amam música e tudo que envolva composição. E por falar em gravação em casa, muitos leitores também mostraram seus estúdios na seção Meu Homestudio, divulgando suas músicas. 

Fernando Moura

Das entrevistas, destacamos neste espaço nomes respeitados do mercado de áudio, como o guru Sólon do Valle, que deu uma verdadeira aula de acústica em estúdios caseiros; o renomado produtor Fábio Henriques, com dicas valiosas de mixagem, equipamentos, e composição; e o grande pianista Fernando Moura (à direita), desfilando seu talento que o Brasil e o Japão já conhecem referente à criação de trilhas sonoras. Além disso, entrevistamos também profissionais que fazem acontecer no mercado, como o engenheiro da Tv Globo e coordenador do curso Pro Class Rodrigo Meirelles, que narrou para o blog a aventura de visitar a fábrica da Digidesign, em São Francisco (EUA); Matheus Starling, que nos contou como foi estudar música na Berklee, uma das escolas mais importantes do mundo; Michael Vlcek, que relatou a experiência de se especializar em áudio na Inglaterra, além de outras figuras. 

E as empresas nacionais marcaram presença neste primeiro ano de vida. Na seção Orgulho nacional, nomes respeitados do mercado, incluindo Santo Angelo, Meteoro, RMV, além de iniciativas no país de marcas consagradas como a Yamaha, tiveram seu lugar garantido no Overdubbing. E como não poderia deixar de ser, o blog só se tornou especial devido à ajuda de pessoas importantes e queridas que conheci ao longo deste ano. Do diretor da Santo Angelo, Rogério Raso, que desde o nosso primeiro contato, em Frankfurt, foi um grande amigo e incentivador do blog, veio o apoio essencial para tornar o espaço ainda mais conhecido. Da gentil gerente da Câmara de Comércio Brasil Alemanha, Maria Valle, veio a chance de cobrir a Musikmesse 2009, acreditando no sério trabalho jornalístico que viria a ser feito (espero ter suprido as expectativas). Do presidente da AES Brasil, Joel Brito, recebi o grande apoio para cobrir, em maio, o Encontro da AES 2009, regado a muita tecnologia e informação de qualidade do mundo do áudio. Na foto acima, da esquerda para a direita, estão, no estande da Santo Angelo durante a Musikmesse 2009, Rogério Raso, Marcinho Eiras, Daniel Bernandes, eu e Antenor Grellmann, dono da loja G Grellmann, no Paraná.

Outros nomes também importantes para este primeiro ano de vida incluem o publisher Daniel Neves, editor chefe da revista Música & Mercado, um grande camarada que fiz na Alemanha (assista ao nosso tour por Frankfurt); o figuraça guitarrista Marcinho Eiras (à direita); o homem da palavra fácil Nélson Vasconcelos, editor da Revista Digital do Globo, que acreditou de olhos fechados no Overdubbing desde o primeiro post; e o repórter de Tecnologia do Globo Eduardo Rodrigues, que também apostou e apoiou a ideia do blog desde o começo. Além disso, especial agradecimento aos amigos da Interatividade e do departamento de vídeo e criação multimídia do site do Globo, incluindo Leonardo Dresch e Christiano Cardoso, autor da vinheta que ilustra os vídeos deste blog.

Agora, chega de palavras e mãos à obra. No próximo post todos os lances do Tagima Dream Team, um encontro que reuniu em São Paulo muita tecnologia, feras da guitarra e vários shows. Fique ligado!

*Overdubbing no Twitter*   I   *Overdubbing no Youtube*

2009-10-27T00:02:13+00:00 outubro 27th, 2009|Categories: Matérias especiais, recomendo|

About the Author:

Leave A Comment