Yamaha cria ‘música visual’ com instrumento exótico

//Yamaha cria ‘música visual’ com instrumento exótico

Yamaha cria ‘música visual’ com instrumento exótico

À primeira vista, parece um brinquedo daqueles bem sofisticados. A segunda impressão muda radicalmente ao perceber o poder de composição que este equipamento proporciona por meio de simples toques em sua tela luminosa. Este é o Tenori-on, o novo dispositivo musical da Yamaha que impressiona pelo seu “balé” de luzes. Dedicado a DJs e produtores de música eletrônica, o novo instrumento, idealizado pelo artista multimídia japonês Toshio Iwai (criador do game musical Electroplankton, da Ninstendo), possibilita registrar até 16 blocos musicais, equivalente aos compassos, sendo que cada bloco é dividido em 16 partes rítmicas, similares aos canais de um seqüenciador, por exemplo.

As partes rítmicas podem ser criadas em seis modos de composição. São eles (assista aos vídeos): Score Mode, Random Mode, Draw Mode, Bounce Mode, Push ModeSolo Mode

É possível criar uma composição em um bloco e copiá-la para outro, podendo editar uma variação, caso seja necessário. Ou então, pode-se ler de um cartão de memória SD (até dois GB) composições criadas em blocos separados, além de samplers variados, incrementando as apresentações ao vivo. O Tenori-on possui dois alto-falantes, conexão MIDI e saída P2 para fone de ouvido ou monitoramento externo. Funciona com seis pilhas AA ou fonte de alimentação. É possível baixar arquivos mp3 de demonstração na página do produto.

Porém, é importante destacar que antes do lançamento do Tenori-on no mercado, chegando a custar na Inglaterra algo em torno de £600.00, um grupo de desenvolvedores da Filadélfia, nos Estados Unidos, chamado Monome, já cria desde 2006 instrumentos experimentais que seguem o mesmo conceito, como o Monome 40h (à direita). Confira no endereço http://monome.org/ e saiba mais sobre os modelos projetados.

 


Tenori-on comandando o plug-in FM8

 


Tenori-on em ação, soncronizado com outros instrumentos e módulos

 

2008-11-24T17:28:41+00:00 novembro 24th, 2008|Categories: instrumentos|

About the Author:

Leave A Comment