Som da guitarra do ‘Queen’ reproduzido em software

/, Softwares & Plug-ins/Som da guitarra do ‘Queen’ reproduzido em software

Som da guitarra do ‘Queen’ reproduzido em software

Se você é fã do Queen e toca guitarra, aqui vai uma notícia interessante, meu nobre músico. A empresa dinamarquesa TC Electronic possui um plug-in de fazer qualquer maníaco pela banda chorar de emoção, disponibilizando virtualmente as mesmas timbragens utilizadas por Brian May, a bordo de sua Red Special plugada em um pedal Treble Boost. Idealizado por Stefan Moeller, desenvolvedor alemão fanático assumido pelo Queen, o segredo do software, batizado de TC Thirty, está na emulação do som de um renomado amplificador valvulado Vox AC30 (à direita), utilizado por May ao vivo e em estúdio. 

Porém, como nada é perfeito, o banho de água fria está no fato de que este plug-in foi projetado para funcionar somente nas plataformas Powercore (à esquerda), da TC Electronic, que são hardwares com microprocessadores DSP (Digital Signal Processor) específicos para rodar plug-ins, “aliviando”, dessa maneira, a sobrecarga no processador do computador. Ouça abaixo algumas demos do TC Thirty, ou então veja aqui um comparativo que um guitarrista, chamado Steve Sledge, diz ter feito entre o som real, executado por May, e o som emulado por ele com o plug-in. Se for realmente verdade, é impressionante a similaridade sonora. 

 Demos do programa:

Brian May – base

Brian May – solo

Brian May – base e solo

FIQUE LIGADO EM ALGUNS DOS EQUIPAMENTOS DE MAY

 Já no mundo real, Brian May utiliza um set de equipamentos simples, sem muita “parafernalha” eletrônica. A começar pelo já conhecido amplificador Vox AC30, que o guitarrista utiliza em média 12 unidades em seus shows (não tentem isso em casa). O motivo do grande número de amplificadores ao vivo não diz respeito à potência, e sim à alternância que May faz entre eles para evitar danos relativos ao uso prolongado em alto volume. Ele geralmente usa um pouco de chorus para dar um leve brilho ao seu som. Em estúdio, é utilizado também um pequeno amplificador, confeccionado pelo ex-baixista do Queen, John Deacon, batizado de Deacy Amp, que consiste de um solid state com um pequeno falante. A Vox vende comercialmente uma versão deste ampli, o Vox Brian May Special

Com relação aos efeitos, além do chorus e de outros equipamentos, Brian tem em seu setup um pedal Treble Booster, construído pelo luthier Greg Fryer, para atenuar algumas freqüências baixas do Vox AC30, permitindo valorizar a distorção natural das válvulas. Soma-se à lista um phaser da Foxx, utilizado em músicas como Bohemian Rhapsody, We Will Rock You e White Man, um harmonizer, bem como para os delays um Rocktron Intellifex XL e um TimeFactor Twin Delay, da Eventide.

2010-01-24T20:09:09+00:00 janeiro 24th, 2010|Categories: instrumentos, Softwares & Plug-ins|Tags: |

About the Author:

2 Comments

  1. Sergio Filho agosto 24, 2010 at 1:23 pm - Reply

    Sou fãnzaço do May e adorei os sons!
    Mais um ponto pra tecnologia!

  2. Julietta Pangle novembro 9, 2010 at 11:49 am - Reply

    Parabéns pelo conteúdo, passarei aqui diariamente para fazer uma visita ao seu site, nos vemos depois.

Leave A Comment