O encontro da Audio Engineering Society (AES Brasil) iniciou ontem, dia 26 de maio, em São Paulo, e minhas impressões sobre a feira estão sendo as melhores possíveis, ainda mais com a chance de conhecer de perto o lendário produtor musical Phil Ramone (saiba mais no post sobre o evento). A organização é excelente e os estandes estão repletos de novidades, muitas delas presenciadas na Musikmesse 2009, realizada em abril. Ou seja, é um acontecimento onde as maiores cabeças pensantes do setor se reúnem para debater as novas tecnologias, abordando este ano temas relativos ao áudio para a TV Digital, e de quebra tem uma mostra com os equipamentos mais sofisticados da atualidade, incluindo muitos produtos para homestudio. Em breve, publicarei o que empresas como a Habro Music, representante das marcas Line 6, Akai, Alesis, entre outras; a Pride Music, com as chancelas da Shure, Mackie e Genelec em seu portfólio; e a Roland estão apresentando na edição deste ano do encontro da AES (aguardem novidades!).
Só ressaltando que uma das atrações me fascinou profundamente: a Competição de Gravação Estudantil (à esquerda), reunindo alunos de entidades e cursos na área de áudio da América Latina para uma disputa saudável e extremamente positiva. Os estudantes mostram suas gravações, defendendo tecnicamente qual foi a metodologia adotada para a produção e registro da música apresentada. Um júri, formado por profissionais altamente gabaritados e experientes do mercado, avalia cada uma delas, propondo melhorias e discutindo métodos eficazes de gravação. Ganha a produção que “soa” aos jurados ser a tecnicamente mais correta. Na verdade, ganham-se todos, pois cada gravação exibida é uma aula de técnica, tanto dos alunos, como da banca examinadora.
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