Sabe como se faz cabos de guitarra?

Sabe como se faz cabos de guitarra?

 

Rogério Raso e Daniel Lima explicam como é feito um cabo para instrumento

Fábrica da Santo Angelo, em São Paulo, dá exemplo de como manufaturar cabos para instrumentos respeitando o Meio Ambiente

Quando recebi o convite para visitar suas instalações, em Guarulhos, não fazia ideia do que exatamente encontraria. Falo isso, pois, sem exageros, tinha em mente algo bem mais modesto do que a “fortaleza” a qual tive a honra de visitar (assista ao VÍDEO abaixo). Para se ter uma noção do tamanho, são 5.900 m2 de área construída e 12.000m2 de terreno, recebendo diariamente cerca de cem funcionários, entre contratados e terceirizados.

Em companhia do engenheiro Daniel Lima, que iniciou as honras da casa até a chegada do diretor geral, e dono da fábrica, Rogério Raso, pude conhecer um pouco do entorno do suntuoso prédio, desde a estação de tratamento de água ao simpático refeitório. Comecei a preparar os equipamentos de filmagem, tendo em mente fazer alguns takes interessantes esperando a chegada do diretor, e, claro, bem curioso para saber como um cabo de instrumento é feito, de ponta a ponta. 

Eis que a missão era justamente essa: mostrar como é a fabricação deste item tão fundamental no mundo da música. Sendo assim, nada melhor do que utilizar o próprio cabo como o roteiro do vídeo, e pegando carona na fala do Rogério Raso, “vamos iniciar agora uma viagem diferente”. Começamos pela ponta do conector, chamada de TIP (à esquerda), destrinchamos todo o plug e mostramos como o interior do cabo, chamado de veia, é confeccionado. Para o isolamento e maior flexibilidade, os cabos são trançados em interessantíssimas máquinas denominadas trançadeiras, que tecem em alta velocidade os fios de cobre, numa espécie de balé perfeitamente sincronizado. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, confira no VÍDEO ABAIXO como acontece todo o processo, dos moldes das peças à embalagem do produto final.


Novos produtos regados a desenvolvimento sustentável

O mais interessante foi perceber o cuidado que a fábrica tem com a questão ambiental. Para saber mais, confira a seguir uma pequena entrevista com o diretor sobre o tema, em que ele também adianta uma novidade para a Expomusic 2009.

Que medidas a Santo Angelo adota para agredir menos o Meio Ambiente?

Rogério: Somos certificados nas normas ISO 9001:2008 e 14.001:2004. Isto significa que o nosso sistema de gestão de resíduos (papel, metais, lixo organico, etc) e de recursos naturais (energia eletrica, luz, agua, ar-ventilação, entre outros) é realizado segundo um padrão internacional estabelecido pelas normas ISO. Captamos a água das chuvas e fazemos o tratamento de esgoto sanitário a fim de reutilizar este recurso natural nos processos produtivos de resfriamento de máquinas. Outra maneira inteligente de preservar a energia elétrica, por exemplo, foi construir um piso branco de concreto industrial com o intuito de refletir o máximo possível a iluminação interna, além de utilizar claraboias no telhado para aproveitar a luz natural. Estas mesmas claraboias têm um desenho fluidodinamico especial, que suga o ar quente da fabrica para o alto, enquanto que as entradas estão localizadas no recuo das paredes do edifício industrial. Os resíduos de papel e plástico são destinados a comunidades de catadores e aqueles que podem ser reutilizados (retalhos de chapas e aparas de latão e cobre) voltam aos fornecedores para serem novamente transformados em materiais prima da empresa.

 

Quais são as novidades da Santo Angelo?

Rogério: Lançamos em julho um cabo com um plug MUTE (à esquerda) que desliga o sinal de áudio quando acionado. Não existe muita novidade nesta função, a não ser o design e o mecanismo, totalmente brasileiro, sem similares no mundo.

Siga o Overdubbing no Twitter

Vídeos do Overdubbing
– 
Um tour pela fábrica de cabos Santo Angelo
Novas guitarras Fender diretamente da Califórnia
Faça uma viagem pela loja Guitar Center de Manhattan
E-pro live, a bateria eletrônica da Pearl com cara de acústica
– Dusk Tyger, a guitarra robótica da Gibson
– Lennon Bus, o ônibus de John Lennon que ensina crianças nos EUA
 Tagima Dream Team: um tributo à guitarra
– Um show de guitarras na Musikmesse

2010-07-25T13:40:01+00:00 julho 25th, 2010|Categories: equipamentos, Matérias especiais, Nacionais, orgulho nacional, recomendo|

About the Author:

Leave A Comment