Que tal finalizar seu CD no mesmo estúdio dos Beatles?

/, recomendo, tendências/Que tal finalizar seu CD no mesmo estúdio dos Beatles?

Que tal finalizar seu CD no mesmo estúdio dos Beatles?

Estudio Abbey Road

Se você tem banda, ou é artista solo, quer gravar um disco e é fã da sonoridade de ícones como os Beatles e o Pink Floyd, preste bem atenção neste post. O lendário estúdio londrino Abbey Road abre suas portas, ou melhor, seu site, para que simples mortais, como nós, possam masterizar seus discos via internet. Não acredita? Então acesse www.abbeyroadonlinemastering.com e veja com seus próprios olhos. 

Os Beatles no Abbey Road

O serviço, que é cobrado por música, funciona da seguinte maneira: uma vez que você tenha se registrado no site, é possível fazer o upload de até 2GB de áudio sem compressão, nos formatos WAV, ou AIFF (16 – 24bits / 44.1kHz, ou mais). Além disso, há ferramentas que possibilitam aos usuários especificar como eles querem suas músicas masterizadas, uma espécie de canal de contato com os engenheiros que farão o trabalho, incluindo também trocas de e-mail, se necessário. Uma vez as músicas masterizadas, o que, segundo o estúdio, não leva mais do que cinco dias úteis, os clientes virtuais recebem um link para download dos arquivos finalizados. Simples como o vento! À direita e acima, uma foto emblemática dos Beatles posando na escada em frente ao Abbey Road.

EMI TG 12410

E o que isso significa? Bem, o que para uns pode ser somente uma “grife” de peso estampada nos créditos do CD (“Masterizado no Abbey Road Studios”), para outros é a oportunidade única de utilizar os mesmos equipamentos empregados por seus ídolos na década de 60 e 70 (inclui-se aí, claro, os Beatles, banda que marcou, como nenhuma outra, o estúdio londrino). Diante de um vasto arsenal vintage, sua música será processada por peças raras como o console de masterização EMI TG 12410 (à esquerda), bem como conversores Apogee e efeitos de empresas como TC-Electronic, SPL, Prism Sound, entre outras. Os valores cobrados pelo Abbey Road variam (veja aqui a tabela completa): a masterização para CD, por exemplo, custa 90 libras por música. Convertendo para reais, fica em torno de R$240 por faixa. Um disco de 12 músicas sai, em média, por R$2880,00. Fica a dica!

Leia também outras matérias relacionadas ao Abbey Road publicadas aqui no blog, como os plug-ins que emulam alguns dos tradicionais equipamentos do estúdio, além de uma interessante entrevista com o brasileiro Michael Vlcek, que estuda áudio em Londres e realizou o sonho de conhecer ao vivo o local onde os Beatles gravaram grande parte de sua obra. E se você é fã da banda, não deixe de ler sobre o software Fab Four Virtual Instruments, que simula com perfeição os instrumentos utilizados pelo quarteto de Liverpool.

 

*Overdubbing no Twitter*   I   *Overdubbing no Youtube*

Links relacionados
Um tour pela fábrica da Santo Angelo
 AES 2009: música e tecnologia em sintonia plena
 Prolight+Sound: um show de luzes e pirotecnia digital
 Yamaha mostra sua força na Musikmesse 2009
– De Frankfurt, boas lembranças na bagagem

2010-04-25T13:20:04+00:00 abril 25th, 2010|Categories: Matérias especiais, recomendo, tendências|

About the Author:

Leave A Comment