Como podem ver na foto acima, estive presente no dia 10 de dezembro na etapa carioca do Sennheiser Sound Academy, que ocorreu no luxuoso hotel Othon, em Copacabana.
O tema central do seminário, ministrado por Joe Ciaudelli e David Missal, era a transmissão sem fio e as rádio-frequências. Com bastante descontração, os dois especialistas no assunto demonstraram bastante clareza e tranquilidade na explicação de diversos conceitos que fundamentam a transmissão sem fio. Abordaram desde tópicos mais simples, como a utilização da banda de frequências, até os maiores problemas enfrentados em sistemas complexos, com muitos microfones wireless ligados ao mesmo tempo. Ou seja, o seminário conseguiu dar a quem pouco conhece do tema um bom entendimento. Já para quem é usuário dos sistemas de transmissão sem fio, o seminário foi uma oportunidade para dar o feedback das situações mais relevantes para o nosso mercado.
Houve um bom material impresso, entregue em uma pasta, em que se podia fazer anotações e também uma avaliação da produção do evento. Para os que não dominam o inglês, havia um equipamento de tradução simultânea com duas competentes intérpretes, que conseguiram dar conta da maioria dos termos técnicos da área, tornando o conteúdo acessível para qualquer um.
O melhor do evento, na minha opinião, foi o equilíbrio alcançado entre bom humor, conteúdo técnico, propaganda da marca (que estava na exata medida) e tempo de execução do seminário. Ponto para a dupla Joe e David! A produção do evento caprichou nos dois coffee breaks que ajudaram na integração dos profissionais presentes ao workshop.
Parabéns à equipe da Sennheiser. O Rio de Janeiro e o Brasil precisam de mais eventos como esse. Nossos profissionais são muito empenhados e vivem uma realidade bastante desafiadora. É bom ver o interesse das marcas estrangeiras em ganhar o nosso mercado, que é enorme. Infelizmente, o que ainda atrapalha muito as coisas é a nossa enorme carga tributária que incide nos produtos de áudio e música. Espero que isso mude e que seja logo.
Até mais!
Sergio Filho é guitarrista do Tchopu e produtor musical. sergiorangelfilho@gmail.com
Boa, Sergião! E sem fio!
Esses tipos de eventos só existem no RJ e em SP ;/
Gostaria de ter ido, mas fica pra próxima!
Olá filho, é interessante ver a evolução da tecnologia sem fio para os microfones, ainda mais se pensarmos que a faixa de frequência que eles operam é muito restrita e sofre muita interferência… De qualquer forma é ponto para vocês do Overdubbing que estavam presentes no evento e antenados com o que de mais bacana acontece por aí…abraços a todos…