Conferência debate no Brasil áudio da TV de alta definição

///Conferência debate no Brasil áudio da TV de alta definição

Conferência debate no Brasil áudio da TV de alta definição

Entre os dias 26 e 28 de maio, São Paulo se transformará na capital Latino-Americana da engenharia de som, com a realização de três importantes eventos e a presença de 50 empresas sul-americanas demonstrando novos produtos e as tendências do mercado

O palco será o Palácio das Convenções do Anhembi, que receberá a 13ª edição da Audio Engineering Society (AES Brasil), incluindo o 7° Congresso de Engenharia de Áudio e a Latin American Conference. Nos 4,5 mil m² do Palácio, serão disponibilizados dois auditórios, quatro salas e uma área de exposição de produtos, com eventos para profissionais de diversas áreas. Para quem quer ver na prática a qualidade e potência dos equipamentos de som apresentados, no lado de fora do local de exposições haverá um espaço de aproximadamente 20 mil m² com as demonstrações ao ar livre. Além disso, uma das atrações principais será a Competição de Gravação Estudantil, em que alunos e ex-alunos (ainda não profissionais) de diversas instituições educacionais da América Latina mostram seus trabalhos de gravação. Saiba como se inscrever para participar do encontro.

No entanto, a estrela maior da convenção é a televisão de alta definição, examinada e debatida a partir do tema central Áudio para HDTV e sua evolução (veja a grade de palestras). Segundo Joel Vieira de Brito, presidente da AES Brasil, o assunto é relevante diante do cenário atual que se apresenta: “enquanto o vídeo de alta definição da TV do futuro se mantém inacessível para a maioria da população, o áudio da HDTV (high-definition television) já é uma realidade, vide os conversores e home theaters disponíveis a um relativo baixo custo”. Ele explica que a edição da AES Brasil se tornou o principal fórum de engenharia de áudio da América Latina, direcionado a técnicos, empresários e executivos do mercado de produção, reprodução e distribuição de conteúdo de áudio. Além disso, o evento tem atraído profissionais de agências de publicidade, de emissoras de rádio e TV, de empresas de telecomunicação e de informática, além, claro, de estúdios e produtoras.

Dentre os destaques do evento, está um auditório com um gigantesco sistema surround 22.2 desenvolvido pela NHK Japan Broadcasting Corporation, que conta com 24 caixas de som distribuídas em três camadas com nove acima do ouvinte, dez no meio e três abaixo, bem como dois subwoofers. Além disso, a Yamaha Musical vai levar para a conferência profissionais especializados que explicarão ao público como funcionam alguns modelos de instrumentos e equipamentos da marca, por meio de workshops (saiba mais).


Esquema aproximado do sistema surround 22.2

NOMES DE PESO MARCAM PRESENÇA NO EVENTO

O tapete vermelho do encontro é estendido a profissionais de alto gabarito, incluindo o produtor musical Phil Ramone (à esquerda), que já trabalhou com celebridades como Bono Vox, Natalie Cole, Bob Dylan, Gloria Estefan, BB King, Madonna, Paul McCartney, Liza Minnelli, Frank Sinatra, Rod Stewart, entre outros. Para quem não o conhece, Ramone acumula em seu currículo 33 indicações ao Grammy, com 14 premiações, além de um Emmy. Estão confirmadas também as presenças de Kimio Hamasaki, engenheiro pesquisador sênior da NHK japonesa; Florian Camerer, responsável por todos os aspectos de áudio multicanais da TV austríaca ORF; Ron Streicher, co-autor do livro The New Stereo Handbook; e Ray Rayburn, consultor que trabalhou no projeto da sonorização do Senado dos Estado Unidos. Para mais informações, acesse o site do evento, ou então da Audio Engineering Society (AES Brasil).

 


Andres Mayo, vice-presidente da AES para a América Latina

2009-05-14T11:51:05+00:00 maio 14th, 2009|Categories: AES Brasil / EUA, feiras|

About the Author:

Leave A Comment