AES 2009: música e tecnologia em sintonia plena (com vídeo)

///AES 2009: música e tecnologia em sintonia plena (com vídeo)

AES 2009: música e tecnologia em sintonia plena (com vídeo)

Foto: André Iunes Pinto

O que falar do encontro da AES Brasil 2009, realizado entre os dias 26 e 28 de maio, em São Paulo? Como marinheiro de primeira viagem no evento (assista ao VÍDEO abaixo), confesso meu receio do alto nível de conhecimento técnico que encontraria. Não que eu não quisesse buscar informações sobre os diversos conceitos de áudio debatidos e analisados durante a conferência latino-americana. Muito pelo contrário. Mas por ser um evento realizado por uma sociedade de engenharia, com a presença de diversos profissionais de renome, haveria uma grande chance de eu estar cercado por “dialetos” e jargões próprios da área, regado a gráficos e algoritmos complicados. Ledo engano. O evento da Audio Engineering Society (AES Brasil) foi, para minha total felicidade, uma reunião de engenheiros sim, mas, acima de tudo, de apaixonados por música e, principalmente, pela tecnologia que propicia a criação musical

Foto: André Iunes Pinto

Durante a conferência, destaque para a lente sensível de palestrantes como Florian Camerer, que abordou o tema HDTV e Som Surround – o Casamento Perfeito?, tornando os assuntos extremamente didáticos e interessantes. Em vez de gráficos complicados, exemplos práticos e, em alguns casos, bem humorados, como no workshop Captação e Mixagem 5.1 para TV em Eventos ao Vivo, realizado pelos carismáticos engenheiros Carlos Fini e Carlos Ronconi, da Central Globo de Produção. Já o som do futuro, o surround 22.2, montado em um dos auditórios do centro de convenções, encantou os visitantes, inclusive a mim, diga-se de passagem. Kimio Hamasaki, pesquisador sênior da TV Estatal japonesa NHK, comandou alguns exemplos sonoros neste sistema, que conta com 24 caixas de som distribuídas em três camadas, com nove acima do ouvinte, dez no meio e três abaixo, bem como dois subwoofers.


FEIRA COM EQUIPAMENTOS DE PONTA

Além disso, a exposição de tecnologia musical realizada por 50 empresas, representando cerca de 150 marcas tradicionais do mercado, roubou olhares atentos de quem aproveitou o encontro da AES para testar os novos produtos de empresas nacionais e estrangeiras. Equipamentos de marcas como Digidesign, Yamaha Musical, Lexicon, Alesis, Akai, Shure, Genelec, Numark, Roland, entre outras, estiveram acessíveis nos estandes de seus representantes oficiais no Brasil. Dentre eles, destaque para a Pride Music, Habro, Royal Pro Áudio, Libor e Equipo. Como o encontro tem um forte viés educacional, algumas entidades de ensino e pesquisa, incluindo os Institutos de Áudio e Tecnologia (IATEC) e de Áudio e Vídeo (IAV), além do Grupo de Processamento de Áudio (GPA) da COPPE/UFRJ, também marcaram presença na convenção. Em resumo, se você gosta de gravação, tem um homestudio, ou trabalha em um estúdio profissional, o encontro da AES é, em minha opinião, um evento que não pode faltar no currículo.


Um tour pelo encontro 2009 da AES. Especialistas falam sobre o evento

2009-06-03T12:46:02+00:00 junho 3rd, 2009|Categories: AES Brasil / EUA, feiras|

About the Author:

Leave A Comment