Música na era do virtual com o GTR3 da Waves

///Música na era do virtual com o GTR3 da Waves

Música na era do virtual com o GTR3 da Waves

Diante de tanta tecnologia, o que é e o que não é real na produção de um CD de música nos dias de hoje? De plug-ins de bateria a instrumentos baseados em modelagem digital, o festival de simuladores tomou conta do mercado, criando para os homestudios um modelo sustentado pelo tripé bom custo-benefício, economia de tempo e qualidade de áudio. Entretanto, por outro lado, será que a massificação destes milagrosos softwares não cria um boom de sonoridades padronizadas?

Pois bem, e polêmicas à parte, o objetivo deste post é falar sobre o GTR3, plug-in para guitarra e baixo da Waves, que entra para o hall dos programas que impressionam pelo ouvido. O vídeo abaixo, com as participações especiais de Paul Reed Smith e do produtor Peter Denenberg, mostra um bom exemplo da qualidade deste software, sendo possível perceber, em alguns trechos, sua superioridade de áudio em relação ao som microfonado de um amplificador.


Paul Reed Smith e produtor Peter Denenberg testam o GTR3

De Fender a Marshall, passeando por marcas como Mesa/Boogie e Vox, a Waves capturou a essência de 32 dos mais famosos amplificadores vintages e contemporâneos, incluindo também 26 pedais de efeitos programáveis, como distorção, flanger, chorus, delay, reverb, wah-wah, oitavador, entre outros. Isso tudo pode ainda ser combinado a 29 modelos de cabinetes e a customização virtual de microfones renomados, dentre eles AKG, Neumann, Brauner e Sennheiser.

Caso queira sentir a sonoridade dos produtos da Waves, é possível fazer o download do GTR Solo (outra versão, além do GTR3), que pode ser utilizado gratuitamente durante um ano. Se optar por adquirir o GTR3, o programa custa US$180,00 no site do fabricante.


Em 2008, o GTR3 conquistou o 3º lugar no MIPA 2008 (uma espécie de Oscar dos equipamentos de áudio), na categoria Recording Effects – Software

 


Vídeo promocional do GTR3

 

2009-03-02T20:51:35+00:00 março 2nd, 2009|Categories: Softwares & Plug-ins|

About the Author:

Leave A Comment