‘Desmixar’ uma música é possível? É o que promete software

/, tendências/‘Desmixar’ uma música é possível? É o que promete software

‘Desmixar’ uma música é possível? É o que promete software

Audionamix

Quando há cerca de dois anos a empresa Celemony divulgou um vídeo surpreendente sobre o novo Melodyne, que prometia separar os instrumentos de uma faixa de áudio já mixada, criou-se de imediato certo alvoroço no mercado. Graças à tecnologia batizada de DNA (Direct Note Access), o feito, nunca antes imaginado, foi anunciado como possível. Pois bem. Eis que agora a empresa francesa de tecnologia musical Audionamix também está apostando na “desmixagem”, se assim podemos chamar, como um grande filão, disponibilizando em seu site a versão demo do programa Unmixing Station, que promete tal façanha (assista ao VÍDEO abaixo)

Exemplo de uma música desmixada

Na verdade, a Audionamix já presta esse tipo de serviço especializado, tendo realizado projetos importantes, como a separação da voz da cantora francesa Edith Piaf em antigas gravações mono para a composição da trilha sonora de Piaf – Um hino ao amor, filme de 2007 sobre a vida da artista (assista ao vídeo da extração da voz da cantora Vera Lynn em outro trabalho).

A grande diferença está, justamente, no “calibre” dos algorítimos que separa os grandes computadores da empresa, dedicados exclusivamente a esses megaprojetos, do software disponibilizado para donwload. Ou seja, é uma versão menos parruda para nós, simples mortais, experimentarmos um pouco dessa mágica. Contudo, a Audionamix lembra que o programa tem mais eficácia em estilos como o Jazz. Mas há uma explicação: o Unmixing Station não lida bem com instrumentos distorcidos. Mesmo assim, é de se tirar o chapéu tal engenhosidade.

 
Veja um exemplo do que é capaz o Unmixing Station

*Overdubbing no Twitter*   I   *Overdubbing no Youtube*

Links relacionados
Um tour pela fábrica da Santo Angelo
 AES 2009: música e tecnologia em sintonia plena
 Prolight+Sound: um show de luzes e pirotecnia digital
 Yamaha mostra sua força na Musikmesse 2009
– De Frankfurt, boas lembranças na bagagem

2010-03-11T12:31:41+00:00 Março 11th, 2010|Categories: Softwares & Plug-ins, tendências|

About the Author:

Leave A Comment