Roland esbanja soluções tecnológicas para sua banda

/, equipamentos, feiras, Homestudio, tendências/Roland esbanja soluções tecnológicas para sua banda

Roland esbanja soluções tecnológicas para sua banda

Foto: André Iunes Pinto

Se você tem uma banda, certamente já teve problemas com a "guerra" de volumes travada entre os músicos no ensaio ou nas apresentações ao vivo. No caso de shows, por exemplo, do áudio que retorna para os instrumentistas no palco nasce um festival de exigências do tipo “aumenta um pouco a minha guitarra”, o “baixo está sem grave”, “não estou ouvindo o meu violão”, deixando qualquer técnico de som à beira de um ataque de nervos. No entanto, uma solução criada pela Roland, e apresentada no Encontro 2009 da AES (assista ao VÍDEO abaixo), permite ao músico controlar o som de cada integrante de sua banda de forma independente, sem a necessidade de consultar o operador de áudio, cuja preocupação principal ficará somente na equalização e mixagem do som para o público.

Foto: André Iunes Pinto

Como isto é possível? Graças ao M48 (acima), um mixer para monitoração pessoal do músico que proporciona o controle de parâmetros como volume, pan e EQ de três bandas, incluindo também reverb. Durante a convenção da AES, realizada em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de maio, a Roland demonstrou em seu estande (belíssimo, diga-se de passagem) um sistema que continha oito mixers M48, além de um splitter S4000D, que “recebia” o som de um trio de músicos que tocava ao vivo (à direita) e distribuía o sinal para cada mixer por meio de cabos baseados no protocolo Ethernet de comunicação de rede. A Roland adota uma tecnologia própria denominada Roland Ethernet Audio Communication (REAC), que possibilita a transferência não somente do sinal de áudio, mas também da alimentação de energia. Ou seja, é só conectar o cabo de rede proveniente do S4000D, que o M48 liga sozinho. Mais simples impossível (Assista ao VÍDEO abaixo e confira)! Segundo a Roland, cada M-48 custa no mercado R$3.499,00, e uma unidade do S4000D sai por R$5.999,00.

 


Estande da Roland na convenção 2009 da AES Brasil

2009-06-09T12:51:07+00:00 junho 9th, 2009|Categories: AES Brasil / EUA, equipamentos, feiras, Homestudio, tendências|

About the Author:

2 Comments

  1. Rogerio julho 30, 2011 at 2:36 pm - Reply

    Sonho com o dia em que a mesa de som seja substituída por um iPod. Impossível? Diria que não. A Digitech acaba de lançar a pedaleira iPB-10 que utiliza um iPod com funções e fotos dos pedais à disposição do guitarrista.

    Dentro em breve teremos uma mesa de som nascida da união entre a informática e a tecnologia digital. É só uma questão de tempo.

    • André Iunes Pinto julho 31, 2011 at 7:25 pm - Reply

      Olá, Rogério! Obrigado pelo comentário! A Alesis já fabrica mesas que gravam onde a memória é baseada em iPods. Aqui mesmo no site já publicamos matéria sobre isso! Um forte abraço!

Leave A Comment