Se as funcionalidades do Pro Tools 8 já impressionaram boa parte dos amantes do software de produção musical da Avid, com a versão 9, lançada na 129ª convenção da AES2010 (confira a cobertura do evento), a coisa não está sendo diferente. A começar, um dos pontos interessantes do novo programa é a possibilidade de se trabalhar com ou sem placa de áudio da Avid. Além disso, pode-se rodar o Pro Tools completamente standalone, ou seja, sem uma interface de áudio específica, já que possui suporte para hardwares com drives Core Audio e Asio.
Com relação ao poder de fogo do software, é possível criar projetor com até 96 pistas de áudio (192 no sistema Pro Tools HD), 128 instrument tracks, 512 canais MIDI, 256 busses internos e 160 canais auxiliares, incluindo recursos importantes como a compensação automática de delay* e Beat Detective em vários canais simultâneos. Para mais informações, acesse a página do programa.
* Com a compensação automática de delay, não há a necessidade de compensar manualmente a latência das entradas/saídas de hardware, encaminhamento interno e externo, ou os algoritmos de processamento de efeito.
Produtores falam suas impressões sobre o novo Pro Tools 9 (em inglês)
*Overdubbing no Twitter* I * Overdubbing no Facebook *
Vídeos do Overdubbing
– Um tour pela fábrica de cabos Santo Angelo
– Novas guitarras Fender diretamente da Califórnia
– Faça uma viagem pela loja Guitar Center de Manhattan
– E-pro live, a bateria eletrônica da Pearl com cara de acústica
– Dusk Tyger, a guitarra robótica da Gibson
– Lennon Bus, o ônibus de John Lennon que ensina crianças nos EUA
– Tagima Dream Team: um tributo à guitarra
– Um show de guitarras na Musikmesse
[…] This post was mentioned on Twitter by Rafael Cavalcanti, Overdubbing. Overdubbing said: Conheça o novo Pro Tools 9. http://overdubbing.com.br/2010/11/17/novo-pro-tools-9-convence-pela-versatilidade/ http://fb.me/MHTniMuC […]
great one