Dez ótimos apps para fazer música com iPad, iPhone e iPod Touch

/, MusicApps/Dez ótimos apps para fazer música com iPad, iPhone e iPod Touch

Dez ótimos apps para fazer música com iPad, iPhone e iPod Touch

Na semana passada, falei um pouco sobre como surgiu e tem se desenvolvendo a música em dispositivos móveis (leia aqui), mais especificamente em iPads e iPhones. Se hoje é possível tocar, gravar e controlar outros equipamentos com smartphones e tablets, devemos isso aos desenvolvedores de aplicativos musicais, que viram nesses gadgets um outro caminho para a música.

A App Store já está cheia de aplicativos musicais. Muitos são gratuitos, mas a maior parte é paga. Só para o iPad já são mais de 3.400 títulos na categoria. Encontrar os melhores nem sempre é tarefa fácil. Por esse motivo, hoje vou destacar dez ótimos aplicativos musicais para iPads, iPhones e iPods Touch, que considero essenciais para músicos que possuem um desses dispositivos.

É claro que existem dezenas de outros ótimos apps musicais para o iOS. A ideia da lista é somente representá-los com alguns dos mais populares, ou que já tenham passado por algum amadurecimento, recebendo boas atualizações ao longo do tempo.

1- GarageBand (iPad)

Esse aplicativo foi o primeiro a permitir a gravação de áudio e a utilização de instrumentos virtuais de boa qualidade em um mesmo app para o iPad, logo se tornando a primeira opção de muitos usuários para começar a registrar uma ideia musical. A versão móvel do GarageBand possui interface simples, modos de performance exclusivos para o tablet e baixíssima latência.

O app aceita trabalhar com controladores MIDI e interfaces de áudio USB, ambos via Camera Connection Kit. Os donos de computadores Mac contam com a possibilidade de exportar projetos do GB para iPad, possibilitando continuar o trabalho na versão para o computador. O Logic também aceita essa importação.
GarageBand na App StoreReview do GB para iPad em português.

2- NanoStudio (iPhone e iPad em modo compatibilidade)

Já imaginou ter um estúdio de música eletrônica dentro do bolso? Para iPhones e iPods Touch, o NanoStudio é exatamente isso. Sequenciador, sampler, sintetizador virtual analógico, pads de bateria configuráveis, mixer e efeitos fazem parte do aplicativo, que pode trabalhar com até 16 faixas de instrumentos simultaneamente (requer compra de pacote de faixas extras dentro do app).

Algo fascinante sobre o NanoStudio: ele é capaz de rodar bem até em dispositivos mais antigos. Funciona perfeitamente em iPhones 3G. O app é compatível com coreMIDI e com a interface MIDI Mobilizer, da Line 6.

O NanoStudio não trabalha com gravação de pistas de áudio. Sua versão com interface otimizada para a tela do iPad é ansiosamente aguardada. NanoStudio na App Store  – Review em Português

3- TouchOSC (Universal)

 

Muitos garantem que a dupla TouchOSC + iPad foi fator determinante para a morte de um famoso controlador touch screen para a música eletrônica, o Lemur. O TouchOSC deixa o usuário criar a interface que quiser para controlar qualquer equipamento MIDI, ou instrumento virtual, usando iPads, ou iPhones. O desenvolvedor fornece um editor simples e leve para Mac e Windows para a criação dos layouts personalizados. Além de ser compatível com coreMIDI, como o próprio nome mostra, o app também envia mensagens OSC (open sound protocol), tecnologia já presente em alguns softwares de produção musical e performance. TouchOSC na App Store.

4- Amplitube (Versões para iPhone e iPad)

Amplitube para iPad

A versão móvel do popular software simulador de efeitos e amplificadores de guitarra permite usar até quatro pedais de efeito simultaneamente, escolher entre diversos modelos de amplificadores e caixas e ainda oferece importantes ferramentas para guitarristas, como afinador, metrônomo e gravador.

Com o Amplitube para iPad, é possível importar faixas de áudio da coleção de músicas do dispositivo e aplicar as simulações de efeitos e amplificadores em arquivos de áudio importados de outros aplicativos.
Amplitube para iPhone na App Store
Amplitube para iPad na App Store

5- MultiTrack DAW (Universal)

MultiTrack DAW (Universal)

Ele é simples e poderoso. O MultiTrack permite trabalhar com até 24 pistas de áudio em um só projeto, grava em mono ou estéreo e é capaz de registrar simultaneamente duas ou mais entradas de áudio. O app também pode importar áudio de outros aplicativos ou arquivos WAV na caixa de e-mail de uma conta que seja verificada no dispositivo.

No iPhone/iPod Touch é um ótimo parceiro para o iRig e iRig Mic. No iPad, possibilita a conexão de interfaces de áudio USB compatíveis com o tablet. Multritrack DAW na App Store / Review em português.

6- MorphWiz (Universal)

MorphWiz

Jordan Rudess buscou inspiração no controlador Haken Continuum [Link http://www.cerlsoundgroup.org/Continuum/html/overview/Intro.html] para criar o MorphWiz. A ideia funcionou muito bem! Rudess abandonou as interfaces de apps que apresentam a representação de teclas de piano por um modelo de notas em linhas, mais adequado à realidade da tela multitoque de iPads e iPhones. Tocabilidade, flexibilidade e bons gráficos são os pontos fortes do MorphWiz.

MorphWiz na App Store / Review em português

7- iMS-20 (iPad)

iMS20, da Korg

Tecladistas costumam ter admiração por sintetizadores analógicos. Sabendo disso, a Korg lançou a reprodução do clássico MS20 para o iPad. O iMS-20 tem visual retrô, traz todos os controles do modelo analógico e ainda oferece o charme de poder brincar com os patch cables na tela do tablet.

O iMS-20 traz também recursos que não poderiam estar presentes no sintetizador da década de 70. O app conta com Drum Machine, sequenciador, mixer, efeitos e KAOSS PAD para performances. Usuários podem enviar suas composições para o SoundCloud direto do aplicativo.

App compatível com coreMIDI, podendo ser controlado por equipamentos MIDI com o uso do Camera Connection Kit.

Korg iMS-20 na App StoreReview em português

8- iELECTRIBE (iPad)

iElectribe (iPad)

Mais uma reprodução de um hardware famoso. O iELECTRIBE é a versão para iPad da Drum Machine e sintetizador ELECTRIBE da Korg. Não é um app novo, mas continua sendo uma das melhores experiências de Drum Machine para o tablet. Em sua última atualização, o iELECTRIBE passou a ser compatível com coreMIDI e pode ser controlado por dispositivos externos. iELECTRIBE na App Store.

9- ThumbJam (Universal)

ThumbJam (Universal)

Criado primeiramente para o iPhone, o ThumbJam realmente tem a performance orientada para o uso dos polegares. O app aposta em uma interface de notas dispostas em colunas, instrumentos sampleados e diferentes possibilidades de alteração de timbres em tempo real, contando com o auxílio de características dos dispositivos, como a percepção de movimento com o acelerômetro.

O ThumbJam está prestes a receber uma grande atualização, que trará, entre outras novidades, a esperada compatibilidade MIDI. Sua interface diferente já inspirou adaptações inusitadas de alguns músicos.


ThumbJam na App Store
Review em português

10- Horizon (iPad e, em breve, no iPhone)

Horizon para iPad

Ele é o mais novo da lista e nem por isto menos importante. O Horizon é um sintetizador de modelagem analógica para o iPad, extramente simples de usar e capaz de gerar sons incríveis. De pads mais velados a leads potentes e brilhantes, seu desempenho é digno de comparações com instrumentos virtuais consagrados e, até mesmo, com alguns hardwares. App compatível com coreMIDI e MIDI Mobilizer.

Horizon na App StorePrimeiras impressões em português.

Independentemente do que você toca, em iPads e iPhones já há apps musicais para quase todos os gostos, instrumentos e estilos. Quem sabe algum deles já não poderá simplificar algumas de suas tarefas ou, até mesmo, servir como nova ferramenta de controle ou performance no palco? A lista de novidades não para de aumentar.

Na próxima semana: uma seleção especial de acessórios que melhoram a experiência musical com dispositivos móveis e ideais sobre como utilizá-los com criatividade. Não perca.

* Marcus Padrini é jornalista, músico, colunista do site Overdubbing, e editor do blog MusicApps.com.br, especializado em Música Móvel.

2011-07-17T20:51:54+00:00 julho 17th, 2011|Categories: iPod e iPad, MusicApps|Tags: , , |

About the Author:

Leave A Comment