Mesmo diante da “era digital”, alguns artistas ainda fazem questão de lançar seus trabalhos em vinil. Nostalgia, predileção, ou simplesmente modismo? Não se sabe! Para se ter uma ideia, nomes como Pitty, Nação Zumbi, Fernanda Takai, entre outros, lançaram versões de seus últimos trabalhos em vinil. Nesses casos específicos, as bolachinhas foram prensadas na antiga fábrica Polysom, reativada recentemente pela gravadora carioca Deckdisc.
Para os que vivem entre o saudosismo das agulhas e a ansiedade tecnológica do futuro, o post de hoje traz duas dicas de equipamentos bem bacanas, fazendo justamente uma ponte entre o retrô e o moderno. A primeira trata-se da pick-up TTI (foto acima), da Numark, que apesar de não ser novidade no mercado, é uma opção bem interessante para arquivar seus vinis diretamente nos tocadores de mp3 da Apple. Basta colocar o iPod no dock do toca-discos e começar a gravar faixa por faixa, no melhor estilo das fita cassete. E o melhor, sem a necessidade de utilizar o computador no processo, o que poderia afugentar muito “tecnofobíaco”.
Além disso, o equipamento, que possui conexão USB, traz os softwares EZ Vinyl (PC) e EZ Audio Converter (Mac) já incluídos no pacote, possibilitando uma maneira fácil, segundo a fabricante, de converter as músicas do bolachão diretamente no iTunes. O TTI também tem controle de pitch e saída de áudio amplificada para receiver.
Outra dica para a digitalização de vinis, sem a utilização de computadores no processo, é o LP 2 CD (foto acima), da fabricante ION. Assim como o TTI, ele é um toca-discos tradicional, mas em vez de um dock para iPod, é disponibilizado um gravador de CD no próprio aparelho. O LP 2 CD, que possui memória flash de 1GB e tecnologia de masterização assinada pela Alesis, também traz no pacote os softwares de conversão EZ Vinyl (PC) e EZ Audio Converter (Mac). Se você gosta de equipamentos para DJ, não perca o vídeo abaixo. Para mais informações sobre o TTI e o LP 2 CD, a ProShows é representante oficial das marcas Numark e ION no Brasil.
Mais vídeos do Overdubbing
– Um tour pela fábrica de cabos Santo Angelo
– Faça uma viagem pela loja Guitar Center de Manhattan
– E-pro live, a bateria eletrônica da Pearl com cara de acústica
– Dusk Tyger, a guitarra robótica da Gibson
– Lennon Bus, o ônibus de John Lennon que ensina crianças nos EUA
– Tagima Dream Team: um tributo à guitarra
– Um show de guitarras na Musikmesse
Leave A Comment