BR80, o novo estúdio digital ‘de bolso’ da Boss

///BR80, o novo estúdio digital ‘de bolso’ da Boss

BR80, o novo estúdio digital ‘de bolso’ da Boss

Novo BR80, estúdio portátil da Boss

Que a Roland foi uma das pioneiras em manufaturar gravadores digitais multipistas, disso ninguém tem dúvida, vide a saudosa linha VS (Virtual Studio), que fez muito sucesso no final da década de 90 e começo dos anos 2000. Eis que a gigante japonesa resolveu pegar essa expertise para o desenvolvimento, agora pela marca Boss, da série BR de estúdios portáteis, como o BR1600, de 16 canais, e o recente BR-800, de oito canais. Entretanto, a empresa quis mais, ou melhor, menos, “encolhendo” cada vez mais as dimensões de seus gravadores.

Há cerca de cinco anos, se não me falha a memória, a Boss fez um lançamento inusitado com o Micro BR, considerado um dos menores pocketstudios do mundo, com quatro canais de gravação. Ótimo para os compositores que não querem perder nenhum momento de inspiração. Porém, a fabricante conseguiu ir um pouco mais longe e lançou na Musikmesse 2011 seu mais novo multitrack da linha Micro BR, o BR80, de oito canais (foto acima).

Novo BR80, estúdio digital portátil da Boss

Seguindo o mesmo conceito do Micro BR, de quatro canais, o novo BR80 traz como principais recursos a gravação em oito canais por meios de três modos: MTR (Multi Track Recorder), eBand e Live REC. No modo eBand, é possível a utilização de backing tracks ao vivo. Um par de microfones a condensador (de alta sensibilidade) garante o registro de voz e instrumentos acústicos, como violão, percussão, efeitos sonoros, entre outras fontes de áudio.

Com equalização e reverb, além de ferramentas de masterização, o pequeno (para não dizer micro) equipamento oferece, ainda, efeitos da linha COSM (Composite Object Sound Modeling), como a simulação de mais de 40 tipos de amplificadores de guitarra, efeitos para voz, baixo, etc. Outro recurso interessante, é que o BR80 pode ser utilizado juntamente com o computador como uma interface de áudio, possibilitando trabalhar com diversos programas. Por meio do software Sonar X1 LE (para Windows), que acompanha o produto, é possível fazer a transferências do áudio gravado no multipista para o computador pelo programa Wave Converter. Confira o vídeo abaixo para conhecer um pouco melhor o BR80 (em inglês).

*Overdubbing no Twitter*   I   * Overdubbing no Facebook *

Colunas no Overdubbing
Caminhos da composição
Mídias musicais
Produçao musical
Sonhos de um produtor
Pro Tools

2011-04-11T09:31:08+00:00 Abril 11th, 2011|Categories: equipamentos, Gravadores|Tags: , , , , |

About the Author:

One Comment

  1. Ronaldo Carvalho Abril 11, 2011 at 10:12 am - Reply

    Eita…os gravadores estão ficando cada vez menores….hehe
    Gostei!

Leave A Comment