Sem dúvida um acessório que pode dar um “nó” na cabeça do guitarrista na hora de comprar. Mas não tem muito segredo. Em caso de dúvida, veja o manual de cada pedal do seu set, some o consumo (em mA – miliamperes) de cada um e verifique se a fonte suporta.
Ex: Em média um Delay consome 70 mA, Over drive – 5 mA e Chorus – 35 mA.
A coluna Últimas do Pedalboard analisou cinco fontes que chamam a atenção pela relação preço/qualidade. Vamos à lista abaixo:
1. One spot Visual Sound Combo pack
Sem dúvida a que mais agradou por ser bem completa e barata. Suporta consumo de até 1700 mA, vem com um plug que alimenta até 8 pedais (você pode comprar outro plug e alimentar 16 pedais, por exemplo), com dois adaptadores de bateria inclusos e mais dois adaptadores 3.5mm 1/8 para pedais Line 6 e Proco (RAT).
2. EFX Power Supply
Com a qualidade indiscutível da renomada marca de Handmades EFX, essa fonte tem como pontos fortes o seu sistema multiplug, em que é possível plugar ou desplugar, de acordo com sua necessidade, os 10 cabos inclusos e, assim, organizar melhor o pedalboard, evitando aquele emaranhado de cabos. Funciona com 110 ou 220 volts e o fornecimento total de 1000mA para todas as saídas somadas.
3. Landscape PS-12
A Landscape, que já é reconhecida pela qualidade dos seus pedais e amps, tem uma série de power supplies para pedais Ps-5, Ps-8, Ps-12 e Ps-16. Como a proposta aqui é levar em conta o custo/benefício, a Ps-12 é o modelo escolhido para ser indicado aqui. Trata-se de uma fonte estabilizada com tecnologia Noise Free, que garante uma alimentação com tensão de 9Vdc livre de ruídos e sem variações, com capacidade de fornecimento de corrente de até 750mA. Possui duas tomadas auxiliares de fácil acesso para conexão de fontes de alimentação adicionais e já vem com um multiplug, incluindo entrada para 12 pedais e um velcro para “grudá-la” no pedalboard.
4. JAM Pedal 12 Bivolt Noise Free
Outra fonte produzida por handmade que merece destaque, dadas as suas funções e preço. Basicamente é a mesma coisa do power supply da Landscape, o Ps-12 , só que mais potente: alimenta um consumo de até 1,2 mA, segundo o fabricante.
5. Fonte Estabilizada Hayonik
Essa é indicada para quem está começando a montar um set e não tem muita grana para investir em uma das outras quatro fontes que citadas acima. Alimenta quatro pedais e suporta um consumo de até 500 mA. Aguenta bem o trampo, mas pode ser considerado somente como um “quebra galho”.
Para o leitor que vem acompanhando a coluna Últimas do Pedalboard aqui no site Overdubbing, deixe um comentário caso encontre alguma fonte interessante.
Paulo H. Freire é músico amador e criador do blog Últimas do Pedalboard , voltado para a busca de informações sobre efeitos e pedais de grandes guitarristas.
*Overdubbing no Twitter* I * Overdubbing no Facebook *
Ótimo artigo! Uma vez aconteceu algo engraçado comigo. Eu tenho uma Variax que eu comprei em um site de vendas, mas ela veio com uma fonte “xing ling”. Logo que eu liguei a guitarra, percebi que havia delay no som dela. Substitui a fonte por uma original da Line 6 e o problema foi resolvido. Às vezes a gente pensa que os detalhes não contam quando o assunto é fontes de alimentação, mas conta muito e trabalhar com uma de confiança é essencial. Um forte abraço!
Ótimo artigo, Paulo! Parece bobagem, mas seria muito bom um artigo falando sobre cabos de guitarra! To acompanhando sempre as colunas! Abração, véio!
Olá Maurício.
Não, não é bobagem não se preocupar com cabos! Deve-se dar atenção a esses ítens ( cabos e fontes, pois ambos influenciam na qualidade do som).
Não adianta ter uma Gibson e um Amp Marshall se o que liga um ao outro é um cabinho fino made in China que é vendido a $ 1 dólar. (mesma coisa para as fontes – o André citou um caso excelente para demonstrar isso rsrs ).
Inclusive, esse é um tema excelente para se comentar aqui (cabos). Irei preparar um artigo sobre eles, sem dúvida.
Abraço e obrigado por acompanhar a nossa coluna!