O atalho dos atalhos no Pro Tools

///O atalho dos atalhos no Pro Tools

O atalho dos atalhos no Pro Tools

Command Focus

Independente de ser fã de Cubase, Sonar, Logic, ou qualquer outro programa, 99% das pessoas concordam que o Pro Tools é um dos softwares mais rápidos, práticos e fáceis de aprender. Existem atalhos de sobra, tudo muito bem documentado em PDF para Windows e Mac, podendo ser acessado pelo menu help.

Também não adianta fugir… Profissionais que trabalham rápido e conhecem os atalhos são mais bem vistos de forma geral. Passa segurança e, acima de tudo, em um ambiente no qual se cobra por hora, como um estúdio, por exemplo, ficar perdido com mouse navegando por menus e botões repetidamente não fica bonito para o engenheiro de som.

Neste artigo, vamos conhecer a função Command Focus, que eu chamo de “atalho dos atalhos”. Para isso, primeiro vamos relembrar como funcionam os atalhos comuns:

MANEIRA CONVENCIONAL

Normalmente, utilizamos combinações de teclas de “comando”, ou “modificadora” (Crtl, Alt, Shift, Start) com letras, ou números. Por exemplo, todos devem saber que CRTL + C é o atalho para “copiar”.

Também é importante ressaltar que acessando os menus, o atalho correspondente é sempre apresentado à direita, como na figura abaixo (fig.1).

Esta é a maneira convencional de se trabalhar e não há nada de errado nela. Mas você sabia que existe ainda uma maneira mais rápida?

KEYBOARD COMMAND FOCUS

Se olharmos com muito cuidado, podemos encontrar um pequeno botão escrito “A-Z” no canto direito superior da janela de edição (fig. 2). Este é o Command Focus. E qual a sua função? Fazer com que os atalhos fiquem ainda mais a mão, fazendo com que os mais comuns sejam ativados com apenas um botão. Em outras palavras, tira a necessidade de utilizar as teclas modificadoras.

Como são muitos, é muito comum não lembrar exatamente se um certo atalho é com “Crtl”, “Alt”, “Crl + Alt”, ou “Crtl + Shift + Alt”. Então, com o Command Focus ativado, tudo fica mais simples. Por exemplo, para copiar, basta apertar “C”; para colar, “V”, e para fazer desfazer, digite “Z”.

SUPRIMINDO O TECLADO NUMÉRICO

Para quem trabalha no Notebook, sempre recomendo a compra de um teclado numérico USB separado, que faz necessário para muitas funções interessantes. Uma delas é o nudge:

O comando é executado utilizando o “+” e “-“ no teclado numérico, e, na falta dele, entra em ação novamente o Command Focus. Com ele ativado, é possível usar o nudge com as teclas “ponto” e “ponto e vírgula”.

E SE O ASSUNTO INTERESSOU…

Talvez esteja na hora de pensar em adquirir teclados personalizados, que já tem indicado nas teclas os atalhos do Command Focus. Isso evita que a pessoa tenha que recorrer tantas vezes ao PDF do menu help, mencionado no início do artigo.

Para saber mais detalhes, acesse o link da logickeyboard que faz estes teclados: http://www.logickeyboard.com/shop/row/avid-pro-tools-645s.html

Caso prefira, existe ainda a KB Covers, que faz capas removíveis que podem ser colocadas em teclados convencionais e notebooks de todos os formatos. Conheça mais em http://www.kbcovers.com/servlet/Categories?category=Avid.

E se o orçamento está curto, recorra ao google, que ele te fornecerá alguns links em que se podem imprimir os atalhos em casa e colar no seu teclado.

Para finalizar, recomendo esse belo artigo (em inglês) detalhando as funções do Command Focus: http://www.soundonsound.com/sos/jun05/articles/protoolsworkshop.htm.

No próximo artigo, vamos continuar falando sobre atalhos. Que tal aprender alguns atalhos secretos do Pro Tools que não estão sequer documentados no manual da Avid?

Não se esqueça de assinar o Feed da coluna para receber as atualizações.

Abraços e até a próxima!

Cristiano Moura é certificado pela Avid como Pro Tools Expert Music Certified Instructor e ministra cursos de Pro Tools, Sibelius e Mixagem na ProClass, no Rio de Janeiro.

2011-03-14T23:19:49+00:00 março 14th, 2011|Categories: colunas, Pro Tools|Tags: , , , |

About the Author:

Leave A Comment